A Iluminação, o Autoconhecimento e o Misticismo na Yoga, no Hinduísmo, no Budismo e na Umbanda

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O Hinduísmo não é uma única religião, mas várias que existem na Índia, incluindo o Hare Krishina.
A Yoga é constituída não por religião, mas sim filosofias, como o Hatha Yoga, por exemplo.
Existe uma ligação entre a Yoga e o Hinduísmo, que comungam de alguns pensamentos comuns, como por exemplo a crença em Shiva, em algumas escolas os Vedas, que são os textos sagrados da Índia, a paranormalidade, que inclui conceitos como a kundalini, a mediunidade, a levitação, a telepatia, a clarividência, a intuição, a Viagem Astral e entre outras.

 


A Yoga complementa o Hinduísmo, pois os dois podem ser praticados juntos, e na Índia a abertura é total para a pratica de ambos.
Na verdade a Yoga é o sistema místico da Índia, e por místico se entende uma escola de expansão da consciência, onde a mente e o emocional vão para além de nós mesmos, e incluímos os outros.
Esse misticismo é vivencia a consciência além de si mesma, indo para outras consciências e até mesmo a divina, que é tudo o que existe.

 


Em experiências místicas o ser vive uma consciência que vai para além de si mesmo, incluindo outras e até mesmo Tudo o que existe, que é Deus.
É difícil entender esse conceito de início, mas lendo bastante a respeito o entendimento é mais fácil.
O Budismo é uma religião que surgiu na Índia, e que também tem influencias da Yoga e do Hinduísmo, pois foi na cultura indiana que moldou o modo de pensar de todo um povo.

 


O Budismo é uma religião mística também, principalmente o Zen, pois também busca a expansão da consciência com Todas as Vidas Existentes, mas não se fala em um Deus.
Deus para existe para a Yoga e o Hinduísmo, mas o Budismo não entra nessa questão, mas tem muitos indícios do divino, ou o que chamamos de Ser Supremo.

 


O Budismo acredita em uma vida que é a soma de todas as vidas, e em outras religiões, incluindo o Hinduísmo, todos somos criados com um pedaço de Deus, e tudo o que existe foi criado com a Sua energia. 
No Budismo nos unificamos com o todo, com tudo em seu misticismo.
As escolas de Zen e do Budismo Esotérico são altamente místicas, e buscam a integração da consciência com o todo.
Nas práticas espirituais é possível vivenciar a mente unida ao todo, e isso nos enche de plenitude.
Plenitude são os bons sentimentos, que é o amor.
O Budismo é uma religião, e assim como o Hinduísmo e a Yoga tem suas vertentes.

 


Na Umbanda nós incorporamos Mentores Espirituais, que são seres iluminados, que o Budismo chama de Buda.
Certa vez me falou uma entidade que se manifestava na Umbanda, um mentor espiritual.
Esse mentor disse em um dia de atendimento, pois a Umbanda faz atendimentos de pessoas, e devia ter umas trinta pessoas para serem atendidas, que e sabia dos problemas de todos que estavam lá, e isso é um estado expandido de consciência.
No misticismo da Umbanda, podemos vivenciar, incorporando, esses mentores que são iluminados, e viver um pouco dessa iluminação.
A Umbanda é toda voltada para o autoconhecimento, pois tudo o que nos acontece na vida, e muitas pessoas vem procurar essa religião Afro-brasileira em momentos de sofrimento (pois ela é um pronto socorro espiritual) para serem ajudadas, mas tudo vem na vida para evoluirmos espiritualmente.

 


Para a pessoa sair de uma situação ruim ou de um sofrimento, assim como realizar um sonho, ela precisa de um aprendizado que vai trazer a sua evolução espiritual, e assim os mentores conversando, eles passam ensinamentos e energias para que a pessoa desperte, mas ela também tem que fazer a sua parte.
As entidades espirituais sempre esperam a pessoa a dar os primeiros passos para evoluir, só aí então ela ajuda o ser.

 


É como ensina aquele proverbio oriental, que quando você dá um passo em direção a espiritualidade, a espiritualidade dá mil passos em sua direção.
Para as pessoas atingirem a iluminação, a Umbanda também orienta, pois isso é algo muito bom, que torna as pessoas extremamente felizes, pois progredir é aumentar o amor que é o que sentimos de bom.
Os sentimentos bons nos deixam bem, e isso é muito bom.
O Budismo, a Yoga, o Hinduísmo e a Umbanda são caminhos que ajudam as pessoas a evoluir espiritualmente, cada um dá sua forma. 
As da Yoga e do Budismo tem muitas semelhanças.

 


A iluminação na Yoga acontece despertando os poderes paranormais, em um primeiro estágio, do qual logo o seguinte é o Samadhi, a iluminação espiritual, o Nirvana, a Ascensão.
Na Umbanda, como acontecem os atendimentos individuais, o que acontece é que de acordo com a instrução que o espirito tem, somando ao que o consulente acredita, a entidade vai orientando para que essa pessoa que o buscou com o intuito da iluminação, tenha coisas a fazer para ter essa conquista, que pode até mesmo indicar a Yoga, a meditação e outras técnicas para essa pessoa, assim como também prepara-la de outras formas.

 


Na Umbanda se acredita no Orixá Oxalá, que envia a vibração de fé para toda a realidade.
A Umbanda tem um ditado que é assim:
-A Umbanda não faz milagres, mas a Umbanda desperta a fé, e a fé faz milagres.
Existe um ensinamento de Buda que comunga com esse ditado, que inclusive está no livro do Segredo, que é um Manual para a Lei de Atração.
A Yoga também acredita na Lei de Atração e passa exercícios de visualização com ela.
As religiões são muitos caminhos que existem, que são diferentes, mas levam para um mesmo lugar, que é Deus, e tem muitas coisas parecidas, como o poder da fé e da visualização, por exemplo.
Na Umbanda se manifestam entidades de todas orientações espirituais, incluindo a Yoga, Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e etc.
Fiquem com luz
Seres de luz
De um espirito oriental que se manifesta na Umbanda.

 

 

Alguns Destaques: